terça-feira, 10 de maio de 2011

Atlan e os Senhores da Galáxia






Não apenas nos Romances Planetários, mas também em alguns números da série Atlan, houveram histórias que tratavam de temas que haviam sido abordados na série principal.
Como neste nº 94 da série, "Os Esquecidos de Andrômeda" (Der Vergessene aus Andromeda), de Klaus Fischer - que aborda o tema dos Senhores da Galáxia - com capa e ilustração de Johnny Bruck, este episódio faz parte do subciclo "Os Últimos Senhores da Galáxia" (Der letzte der MdI), dentro do ciclo "Em Nome da Humanidade" (Im Auftrag der Menschheit).
Este epidódio foi lançado na Alemanha pela primeira vez, em 23 de julho de 1973, uma 2ª feira.
Subtítulo: Ele foge de seus assassinos - ele é o último dos SdG.
Personagens principais: Comden Partan, Braas Teldoq, Mantabar, Galethi, Peh-Khe, a-trut.
Época: 2842.

Resumo

Há cerca de 10 mil anos, em Andrômeda, vários senhores da galáxia armam uma conspiração contra o Fator I. Na ação retaliatória que se segue, Mirona Thetin ao invés de matar o Fator XIII, mata o seu amigo Majvis Darnin. O verdadeiro Fator XIII, Comden Partan - Tamrat de Caltuvoon - foge para o planeta Nemoia, na Via Láctea , onde os tefrodenses tem uma pequena base, e mata o descacamento. Ele entra em sono profundo, fugindo da perseguição dos subordinados de Thetin. Durante a hibernação, Partan sofre mutações apavorantes.
Ele acorda novamente, somente no século 29. Em um multiduplicador, ele cria cinco cópias de si mesmo. Os duplos são enviados para bases tefrodenses na Via Láctea, para criarem uma forte organização.

Passado.

Comden Partan é o Tamrat de Caltuvoon - oficialmente. Extra-oficialmente, porém, é o Fator XIII e é um senhor da galáxia. Ele é um dos governantes de uma galáxia inteira. Mas seu destino, bem como o dos fatores VIII a XII, vai mudar quando descobrem a identidade do fator I. Mirona Thetin age imediatamente, matando os seis fatores, manipulando seus ativadores de células. Partan no entanto, já esperava isso, e havia entregue seu dispositivo prolongador da vida a seu confidente Majvis Darnin, e deixa a galáxia.
Ele chega na Via Láctea em Kahalo, através do transmissor solar hexagonal, e vai para o planeta Nemoia, onde os tefrodenses cuidam de uma base dos SdG, onde há uma estação de pesquisa de física de hiperenergia, dirigida pelo hiperfísico Braas Teldoq. Partan aparece como um "Dogon" (inspetor sênior), e não é identificado como um Maghan, um SdG. Mesmo assim ele mata toda a guarnição, para garantir sua segurança.
No entando, algumas pessoas conseguem escapar da ação de Partan; como Mantabar e Galethi. Galethi está no centro de rastreamento, e tem sua atenção despertada por um objeto que se aproxima de Nemoia; é uma nave halutense - mas logo desaparece novamente no espaço linear. Mantabar e Galethi informam ao pretenso Dogon. Sua identidade, de maghan é revelada, e Mantabar foge; Galethi, entretanto, fica ao lado de Partan. Galethi é um ajudante subserviente do SdG, mas também acaba sendo morto por ele. Na base só resta um tefrodense sobrevivente, o médico Peh Khe. Irônicamente, esse homem sem experiência em combate, é o que traz maiores dificuldades para o SdG.
Partan, na prática, está sozinho em Nemoia, além dos nativos primitivos - os Ikriitz.
O fator XIII entra novamente na cápsula de sono profundo. Quando ele acorda, nota novas mutações, não apenas físicas. Ele fica chocado, e verifica que tem novos dons espirituais; ele agora é um hipnossugestor. O Fator XIII inicia os reparos necessários na base e nos robôs. Envia sondas para fazer pesquisas e captar ondas de rádio no espaço. Para sua surpresa, Partan toma conhecimento que milhares de anos se passaram, e que os SdG já não existem mais - e ele se vê como o novo fator I, que tem de cumprir o legado dos Senhores.
Partan pega um robô tipo P-II-P com aditivos positrônicos que lhe dão uma mente própria, resultando em um melhor desempenho. Partan lhe dá o nome de a-trut, que significa avanço para a frente. A máquina é seu parceiro de conversas. Ele reativa o multiduplicador, mas ele pode produzir apenas cinco cópias. Partan e os cinco duplos querem conquistar a Via Láctea; ele recruta tefrodenses para concretizar seu plano. Mas para isso é preciso dobrar o mais poderoso reino estelar da galáxia: o Império Solar. E apesar de todo o tempo decorrido, ele continua com um medo que o acompanha pela vida, e que se chama Thetin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário